Sobre

O Capoeira é um blog sobre cultura e educação assentados nas práticas culturais da capoeiragem e nos conceitos descoloniais e freirianos.

Entrevistas, notícias, crônicas e fotografias compõem o projeto editorial, além da produção de registro de memória sob a perspectiva do ensino, valorização e preservação da prática da capoeira e do mestre de ofício.

Editor. A edição e produção é jornalista Luciano Medina. Formado em Jornalismo pela Faculdade Hoyler de Hortolândia-SP, possui pós graduação em Gestão Cultural pelo Senac. Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (FE-Unicamp). Colaborador da Revista Capoeirando vinculado ao Instituto de Arte da Unicamp.

Integra a COJIRA – Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Desde 2009 tem atuado em gestão cultural no âmbito das Políticas Culturais e no ambito da Política Nacional do Cultura Viva. Integra o Coletivo Cultural e Ponto de Cultura Capoeira de Valor em Campinas.

No universo da capoeira desde 1988 quando se torna aluno do profº Irandir ( In Memorian) da Academia Arte Brasileira. Na adolescência recebe a primeira graduação batizado pelo ContraMestre Marizia da Academia Coquinho Baiano. Em 1995 se integra a Academia Ritmo Brasil coordenado por Mestre Cícero de quem é discípulo, e de quem recebeu a digina de Calado na cidade de Campinas.

Atuou em rádio e Assessoria de Imprensa. Integrou a equipe de Comunicação Colaborativa da TEIA Nacional da Diversidade no Estado do Rio Grande do Norte (2014). Foi consultor do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para o Programa Cultura Viva . Participou do Encontro da Diversidade – Independência da Cultura, 1ª Reunião da Diversidade Mercosul Cultural Rio de Janeiro 2010. Integrou o Conselho Municipal de Políticas Culturais no município de Hortolândia no biênio 2015-2017.