Sobre

O Capoeira é um blog jornalístico e colaborativo sobre cultura arte e educação assentado nos principios e conceitos decoloniais e das práticas emancipatória do fazer jornalsimo. Criado e editado pelo Capoeira Jornalisa e Gestor Cultural Luciano Medina

O objetivo geral é repercutir e compartilhar ações e iniciativas artísticas culturais através de conteúdos jornalísticos e opinativos. Dentre os objetivos específicos destaque para a relevância e o reconhecimento dos detentores ( mestres, professores, artistas e educadores populares);

Compromisso com a difusão cultural (promoção e repercussão dos diálogos reflexivos entre os diferentes territórios);

Promover e incentivar a preservação e valorização do ensino e práticas de saberes;

Realizar entrevistas com personalidades que atuem em todas a dimensões da Arte, da Cultura e da Educação na Região de Campinas.


Luciano Medina Neto é Jornalista profissional, mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possui pós graduação em Gestão Cultural. Colaborador da Revista Capoeirando produzido pelo Instituto de Arte (Unicamp). Trabalha como produtor e gestor de conteúdos.

Desde 2009 tem atuado em gestão cultural no âmbito das Políticas Culturais. Integra a COJIRA – Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.

Atuou em rádio e assessoria de imprensa. Integrou a equipe de Comunicação Colaborativa da TEIA Nacional da Diversidade no Estado do Rio Grande do Norte (2014). Foi consultor do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para o Programa Cultura Viva .

Participou do Encontro da Diversidade – Independência da Cultura, 1ª Reunião da Diversidade Mercosul Cultural Rio de Janeiro 2010. Integrou o Conselho Municipal de Políticas Culturais no município de Hortolândia no biênio 2015-2017.