Recepção e apresentação dos novos adeptos

200

A capoeira é praticada em escolas, praças de esportes, igrejas, clubes, centro de lazer e recreação, condomínios e vários outros lugares, além das academias, onde os mestres montam a sua sede própria, desenvolvem seus trabalhos e encontram mais aceitação. Ali sempre chegam alunas e alunos novos, de diferentes faixas etárias.

Os mestres de capoeira possuem vários compromissos e atividades extras, principalmente administrativas: serviços bancários, pagamentos de funcionários, compras de equipamentos, acessórios e uniformes, além de outros afazeres, e por isso, muitas vezes, não encontram tempo para acolher e fazer uma apresentação da academia e da modalidade capoeira para os iniciantes.

Habitualmente, eles recebem os alunos no ato da inscrição, e apenas passam os horários dos treinos, sem se aprofundarem no interesse do aluno. Aqui está o grande desafio: realizar o acolhimento dos futuros capoeiristas, para que compreendam bem mais a modalidade.

Quando os mestres têm a oportunidade de fazer uma abordagem junto aos novos alunos, estes adquirem compreensão e mais interesse pela modalidade de capoeira.

Existem diversas formas e maneiras de se fazer a apresentação do trabalho. Elas podem ser verbais, ou por meio de vídeo e de fotos em painéis que mostram as atividades desenvolvidas dentro da academia.

O novo aluno, ao ser bem acolhido na recepção da academia e ao receber informações da programação das aulas e da variedade de oficinas que serão realizadas, certamente será motivado pela atenção que recebeu, podendo também alegrar-se ao conhecer as várias opções de atividades que a academia oferece.

A capoeira possui diferentes atividades educacionais e culturais de que os alunos podem desfrutar: oficina de berimbau, canto, aulas de percussão, de dança culturais além de acesso aos livros e outros materiais de pesquisa.

Há vários lugares onde a capoeira pode ser praticada, pois é preciso apenas uma área sem obstáculos e com segurança.

É compreendido que, em uma sede ou academia de capoeira, quem administra tudo é o próprio mestre, visto que muitas academias não possuem funcionários. Dessa forma, o mestre cautelosamente agenda um horário com o aluno novo e realiza a apresentação da academia e dos benefícios que a atividade da capoeira trará. Agindo assim, ele conseguirá passar ótima impressão e transmitir confiança e segurança aos novos adeptos dessa arte.


Mestre Biro – Capoeira e Escritor

Autor dos livros, Capoeira, cultura que educa, o Carroceiro e a Irmandade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui