Prosa Epistêmica

390
Prosa entre a Jornalista Marina Rara com Mestre Curió na Radio Diversidade na UFRN na TEIA 2014.

A palavra prosa possui dois significados que nos interessa. A prosa que me refiro é essa; “maneira natural de falar ou escrever, sem retórica ou métrica”, ou seja, sem enrolação ou enganação.

O outro significado, talvez se aproxime mais como o objetivo dessa explicação;” Astúcia, manha, lábia, conversa fiada” como veem são significados que possuem uma carga de adjetivos que caracterizam o tipo de conversa e diálogos existentes estabelecidos nos espaços de fresta, e de reinvenção nos territórios culturais, tradicionais e contemporâneos

Já a palavra epistêmica; termo usualmente empregado e utilizado nos espaços acadêmicos, de educação e ensino formal é uma derivação da palavra episteme ou epistemologia que tem relação com a teoria do conhecimento, ou seja, é o estudo critico que determina e fundamenta o conhecimento dos fatos e coisas de que supomos saber.

Logo a proposta da Prosa Epistemica significa uma conversa, um bate papo para a obtenção de saberes, de conhecimentos e fundamentos de algo. Essas conversas são daquelas que se aprende extraordinária e espetacularmente na companhia física ou analógica de um sujeito (a). Hoje em dia, também de forma virtual.

Essa iniciativa é um convite e uma provocação a todos que se sintam no dever de compartilhar experiências e aprendizados. Para inaugurar o que no jornalismo se chama editoria, no blog é conhecido como categoria, publicamos conversas com algumas personalidades do campo da cultura tempos atrás. Semanalmente serão veiculadas prosas inéditas e reeditadas, como é o caso das publicadas até agora no blog e que podem ser acessadas gratuitamente. Mestre Cícero, Bigo, Célio Turino, Jogo de Dentro estão disponíveis para leitura.

Espero que gostem. Compartilhem, participe e discuta sobre o que achou de interessante ou não.

Prosa entre a Jornalista Marina Rara com Mestre Curió na Radio Diversidade na UFRN na TEIA 2014

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui