Desafios para a valorização das comunidades e povos tradicionais no Brasil foi o tema da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

“Para a especialista em redação e mestre em literatura indígena pela Universidade de Brasília (UNB) Ana Clara Oliveira avalia que o tema deste ano segue a tradição do Enem com uma pegada sempre muito forte e tratando de um recorte muito específico”.

O tema Povos e Comunidades Tradicionais para a prova do Enem desse final de mandato do atual presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições (PL) não tem muita correspondência com o que foi o seu mandato e com o que aconteceu no Ministério da Educação com os escândalos de propina dos pastores.

É ao mesmo tempo surpreendente e contraditório, mas revela que tanto o INEP quanto o próprio Ministério mantêm e manteve-se, ao menos nesse fim de mandato, uma autonomia. Sem exagerar, evidente, mas o tema do Enem 2022 pode encerrar o ano letivo com um ponto positivo em meio ao desastre que foi o atual governo na política educacional.

A aplicação da prova de redação do Enem 2022 foi realizada nesse domingo 13/11 em todo o Brasil. O resultado do exame segundo o cronograma do INEP está previsto para janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui