Às vezes, na academia, sobram materiais quebrados, que são desnecessariamente armazenados e guardados, ocupam espaço, causam transtornos e atrapalham a organização.

É importante fazer a organização de tais materiais, separando-os por tipos e tamanhos, acondicionando-os em local seguro e de forma adequada, de modo que sejam facilmente localizados, retirados e reaproveitados.

Dentro da academia é necessário que todos os instrumentos tenham um lugar determinado, previamente definido, lembrando que precisam estar sempre à mão, ou seja,  acessíveis à retirada. Além disso, há equipamentos usados nas aulas: aparelho de som  e de audiovisuais de capoeira que também precisam de um local apropriado. Também é prudente ter um local onde os alunos guardem suas mochilas com segurança e que esteja de fácil acesso.

Uma das mais importantes responsabilidades da academia, no que diz respeito à organização do espaço disponível, é que o administrador no caso, “o Mestre”, precisa estar atento em deixar a área sempre liberada para as atividades, oferecendo comodidade no espaço físico, beneficiando o local de treinamento e cuidando da limpeza e estética do ambiente para que ele seja agradável e saudável, pois tudo isso é observado e avaliado pelos capoeiristas, amigos e familiares que utilizam o local.

“O mestre possui vários compromissos organizacionais que a academia exige e, como administrador, precisa estar sempre atento em relação a estes quesitos tão importantes: caso contrário, poderá ser responsabilizado por eventuais incidentes ou acidentes que possam ocorrer, provenientes da desorganização ou da falta de limpeza. E para isso, é necessário que ele tenha o apoio dos alunos colaboradores, bolsistas ou graduados, que auxiliem na limpeza e na organização”

Eles podem auxiliar mantendo limpos o chão e as paredes, vistoriando os banheiros, organizando os materiais e afinando os instrumentos.

Quando ocorre um incidente dentro da academia, seja no local de treino ou no banheiro, e os alunos percebem a falta de higiene em que o ambiente se encontra, os comentários entre eles podem fazer com que alguns capoeiristas se afastem dos treinamentos ou diminuam a frequência.

A padronização, a limpeza e a organização devem ser entendidas como um estado de espírito, um hábito pessoal do mestre. O Mestre orienta e educa seus alunos e discípulos nessa prática, e com esse comportamento leva segurança e bem-estar a todos.

Portanto, é necessário ressaltar que não deve existir um nível aceitável de desorganização, muito menos de sujeira e confusão ou bagunça na academia.

Cores claras e local bem iluminado ajudam a melhorar a imagem e a transmitir uma sensação de limpeza.

A organização e a limpeza devem ser práticas constantes no dia a dia da academia, para que todos os integrantes possam desfrutar do bem que ela oferece, além de adquirir o senso coletivo de responsabilidade.


Mestre Biro – Capoeira e Escritor

Autor dos livros, Capoeira, cultura que educa, o Carroceiro e a Irmandade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui