Por Lucas Rocha

Ancine arquiva projeto de lançamento de Marighella revela site. Em documento, agência alega que houve desistência, que não foi confirmada pela produtora.

O setor de análise técnica e seleção de projetos da Ancine encaminhou, no dia 2 de julho, o arquivamento do projeto de lançamento comercial do filme Marighella, de Wagner Moura. A obra pretendia captar R$ 1 milhão para o lançamento.

Segundo informações do jornalista Jotabê Medeiros, do portal Farofafá, a justificativa do documento que pediu o arquivamento foi a seguinte: “Procedemos ao cancelamento do projeto acima referenciado e encerramento do respectivo processo devido à desistência da proponente em prosseguir com o projeto na Chamada Pública”.

A produtora 02 Cinema foi questionada se teria desistido, de fato, da captação, mas ela não confirmou. “A O2 não confirma essa informação”, disse em nota.

Sucesso no exterior, Marighella ainda não teve lançamento oficial no Brasil. Pessoas envolvidas com a produção acusam a Ancine de censurar a obra, inclusive Wagner Moura.

“Infelizmente até hoje a gente não conseguiu estrear o filme no Brasil. Isso é muito grave, não só por Marighella, mas acho que todos aqui estão a par que vivemos hoje no Brasil, entre outras coisas, uma situação de censura às artes e à produção cultural”, disse o cineasta em evento realizado em novembro de 2019.

Até o momento, espera-se que a estreia no país aconteça em 20 de novembro de 2021.

Fonte: Brasil de Fato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui