Lute Dance Cante, Pratique Capoeira

162
Foto Luciano Medina. Mestre Curió na Tenda das Tradições na TEIA da Diversidade realizado em 2014 em Natal RN em 2014.

Brasil. Mestre Almir das Areias em seu livro O QUE É CAPOEIRA publicado em 1983 pela editora Brasiliense diz que a Capoeira além de se constituir como luta, dança, briga, defesa pessoal, esporte, cultura, arte e folclore, é muito mais do que tudo isso.

De acordo com o mestre no terceiro parágrafo do livro, ainda na introdução, ele diz que a Capoeira é música, poesia, festa, brincadeira, diversão e, acima de tudo, uma forma de luta, manifestação e expressão do povo, do oprimido e do homem em geral em busca da sobrevivência, liberdade e dignidade. Para compreendê-la e aceitá-la no seu todo e em sua diversidade…é preciso que conheçamos antes a história da sua origem, sua evolução e desenvolvimento.

Para aqueles que ambicionam seguir na capoeiragem, quer ensinando quer compartilhando fundamentos em rodas, papoeiras e viagens, tem de se comprometer com a história e a dinâmica da capoeira. Sem a presunção de estabelecer-se com uma espécie de guardião da história e filosofia da capoeira, eu complementaria às diversas definições contidas na capoeira e descrita por Mestre Almir das Areias. A capoeira é um modo de vida, de ser e estar na sociedade.

Iniciaremos a partir de agora o compromisso jornalístico de contribuir com a valorização, difusão e ensino da capoeira na região de Campinas, e fora dela, onde quer que a capoeira esteja. O que importa é a pratica, o ensino da capoeira e da capoeiragem.

Foto em destaque. Mestre Curió na Tenda das Tradições na TEIA da Diversidade realizado em 2014 em Natal RN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui