No dia 09 de abril rolou por meio de conferência eletrônica o Encontro entre Fazedores e Gestores Culturais da região central do Estado de São Paulo para debater Cultura Intermunicipal, Regional e Economia Criativa.

A reunião foi promovida pela atriz, ponteira e agitadora cultural Téia Camargo e contou com a presença de Marcos Pardim Consultor e Produtor Cultural do município de Salto, Alessandra Paganatto Diretora de Cultura do Município de Descalvado, Régis Radael Berretta, Secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Ferreira e Vinicius Carlos da Silva, Coordenador da Seção de Preservação do Patrimônio de Porto Ferreira.

O objetivo do encontro nesse primeiro momento demonstrou o tamanho e a dimensão dos desafios para a região. O aprendizado com aplicação dos recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, além dos debates acerca dos marcos legais para a cultura como conselhos e fundos , a cadeia produtiva da região deram o tom de parte do encontro.

A live serviu também para compartilhar experiências e saberes, conforme enfatizou Pardim que possui experiências dos dois lados das demandas, como gestor público e fazedor cultural. Outro ponto de destaque é o reconhecimento do próprio encontro, enquanto pauta permanente da cultura na região de acordo com Paganatto, que diz ainda ser necessário pautar as intenções, as pretensões para que as ações se concretizem.

Na mesma linha, e em convergência com a proposta da necessidade permanente de encontros como esse, Régis pontua de forma crítica a urgência na criação de um Fórum Regional de Cultura. Para tanto, a construção de um movimento como esse, deve estar assentado na unidade e pluralidade, princípios norteadores para a construção das políticas públicas.

Dentre as inúmeras contribuições apontadas na live, Vinicius retoma e reforça a idéia da luta de existência e resistência do povo de um modo geral. Existir e resistir no horizonte da utopia, conforme consenso dos agentes nesse encontro.

Para saber mais e se aprofundar nas pautas debatidas clique no link

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui