Aula aberta com Racionais na Unicamp dia 30 de novembro

31

No dia 30 de novembro, às 19h00, o Centro de Convenções da Unicamp receberá a Aula Aberta da disciplina “Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro”, que contará com a participação dos membros do grupo de rap Racionais MCs.

Parte das atividades do projeto Afro Memória, o evento terá transmissão online pelo canal youtube do IFCH-UNICAMP https://youtu.be/M2Ua7lldj84

Desde 2021, o Projeto Afro Memória abriga o Arquivo Brasileiro do Hip Hop, criado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina. O arquivo preserva os materiais documentais do Hip-hop nacional, como o acervo pessoal de King Nino Brown, do Projeto Rappers de Geledés Instituto da Mulher Negra e da revista Rap Brasil de Alexandre De Maio.

A atividade será apresentada pela professora responsável pela disciplina, Dra. Jaqueline Lima Santos do Departamento de Antropologia do IFCH Unicamp, e marca a segunda vez que esta universidade atua com ineditismo ao reconhecer a importância dos artistas, cuja obra já foi matéria de vestibular da instituição.

O Projeto Afro Memória, um esforço coletivo que envolve o Núcleo Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, a linha de pesquisa “Hip hop em trânsito” do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp, Projeto Memory and Identity in Afro Brazilian Archives, da Universidade da Pensilvânia, e o Arquivo Edgard Leuenroth (AEL/ Unicamp), onde os acervos relacionados à memória negra são preservados e disponibilizados para pesquisa. As atividades contam com apoio da Porticus Foundation, Instituto Ibirapitanga, Fundação Tide Setubal, FAPESP, Open Society, UCLA Archives in Danger e Universidade da Pensilvânia.

Fonte: Rede Social Ael – Unicamp

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui